segunda-feira, 6 de junho de 2011

Melro Preto.

Melro Preto, essa ave passou a ser muito reconhecido entre os Beatlemaníacos, por causa da canção “BlackBird” composta para o álbum branco (1968) dos Beatles.

 


Essa canção merece destaque, pois ela mostra que os Beatles se importavam pelos direitos sociais da época, Paul McCartney a compôs depois de ler um anuncio sobre a dificuldade dos negros (principalmente das mulheres negras) para conseguir seus direitos nos Estados Unidos.
Paul sempre foi inteligente, e estando no posto da banda mais popular da época sabia que escrever mais outra canção polêmica, mais trazeria aspectos negativos do que positivos para a banda...então ele fez o que os Beatles estavam acostumados a fazer em várias canções...usou uma Metáfora, no caso o Melro Preto.
Quando ele Canta “Pegue estas asas quebradas e aprenda a voar “ ele está querendo dizer (Vamos lá mulher negra, ande...levante a cabeça...você pode, lute por seus direitos).


Isso só mostra o quão presente estiveram os Beatles nos assuntos sociais, em muitos paises o termo “Beatles” ou “Beatlemania” não é utilizado para falar apenas da banda, mas também para se referir a um movimento social de tal época...um marco histórico...uma força inspiradora para a paz, e a igualdade que as pessoas foram impulsionadas nos anos 60. Muitos especialistas políticos são unanimes em afirmar que os Beatles foram uma força subliminar na mentalidade de uma massa, e que foram determinantes para todos os movimentos de contracultura do final dos anos 60 e inicio dos anos 70.


Paul Canta, toca violão e faz batidas com os pés...nos estúdios Abbey Road foram instalados microfones, para que fossem detectados o som das batidas nas gravações e que isso chegasse o mais perto possível das raízes Folks. Visto que a melodia é inspirada em “Bourée em mi menor” de Bach. E pra Homenagear o pássaro que inspirou a canção, ele inclui o som de um Melro preto, audível na parte final da canção.


Raridade (Vídeo do Paul McCartney compondo a canção)


Canção Original:
http://www.youtube.com/watch?v=oAgceen153I

Nenhum comentário:

Postar um comentário