segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pseudos-Europeus..

Você é o que?
Italiano? Polaco? Alemão? Suiço?
Você é "Pêlo-Duro"?
Que se foda! Somos todos Brasileiros!

Ignorância é algo que nasceu com a racionalidade humana. E sinceramente isso pode chegar a níveis patéticos.
Xenofobia é um problema fortíssimo na Europa a muitos anos, mas tornou-se alvo de amplas discussões mundiais por causa do Futebol. A Suíça, a Itália e a França foram os três países mais atacados nesse tema. O futebol é popular, e ver jogadores negros entre os melhores do mundo aflora vários tipos de preconceitos muitas vezes escondidos nas pessoas, no youtube há diversos vídeos mostrando partidas de futebol em que as torcidas jogam bananas no campo em direção aos jogadores negros (nem precisa ser negro, basta ser pardo ou índio), ou então algum camarada imitando um macaco na arquibancada.
Nunca fui atrás desses casos, logo, não sei dizer se essas pessoas chegaram a ser punidas...
Agora vejamos o Brasil, nesse sentido o Brasil é considerado maduro...Pois é visto por ter uma população liberal, que aceita negros, caucasianos, japoneses, índios, etc, etc e etc. Isso não deixa de ser verdade, se pensarmos num Brasil amplo....Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Sul.
Agora se analisarmos localmente, não podemos dizer a mesma coisa.






Fator Histórico:

É Fato que os imigrantes italianos no inicio do século trouxeram mão de obra para a Serra Gaúcha (e também em várias regiões do Brasil), porém lançarei um olhar gaúcho ao tema...Esses imigrantes tinham alma italiana, eram italianos, e estavam vindo ao Brasil pra fugir de alguma Guerra, ou até mesmo por serem extraditados de seu pais natal.
Essas pessoas não tiveram culpa, e vieram heróicamente lutando por suas sobrevivência, em navios...Muitos morreram nas longas viagens (Ver melhor em livros sobre o assunto que estão espalhados por diversos locais) os sobreviventes encontraram uma Terra sem muita mão de Obra, num país de terceiro mundo. Altamente subdesenvolvido e num sistema arcaico.
As Terras Tupiniquins sempre foram um espetáculo, e estar no Brasil para aquele pessoal foi como um oasis.
Aqui se uniram e trabalharam em terras, no campo, trouxeram sementes (ex: uva)....(A História todos sabem).

Todo esse processo de imigração trouxe ao estado uma cultura nova, por ter mais mão de obra (Vale lembrar que muitos imigrantes aqui foram escravizados) se desenvolveu mais, progrediu...
Os campos inabitáveis passaram a ser grandes plantações....
As gerações foram passando e essas pessoas passaram a ter filhos BRASILEIROS, que naturalmente tiveram traços fortes da cultua italiana/polaca/alemã/suíça (dependendo da família), muitos receberam influências de ambas por causa dos cruzamentos (Principalmente entre alemão junto com italiano/ e polacos juntos com alemães), muitos cruzavam com tupiniquins natus..e assim vai.


Indo Direto ao Ponto:
O que eu vejo hoje é uma Caxias do Sul/Bento Golçalves/Farroupilha/São Marcos/Flores Da Cunha/Garibaldi/Gramado/Vale Real/ Feliz/Garibaldi/Carlos Barbosa...etc etc e etc...se sentindo as atuais capitais européias.
Antes que eu mande todo mundo se fuder, eu quero ser mais formal e dizer que 99,999% (senão 100%) dessas cidades são formadas por Brasileiros. Pessoas que vão ao supermercado e pagam com real. Que se fodem com a política nacional, que trabalham no Brasil, comem no Brasil, falam portugues..enfim..SÃO BRASILEIROS.
Embora muitos nomes são realmente derivados (e até mesmo naturais de alguma região europeia) isso não te faz europeu mané. Pega um avião e vai pra Europa e veja se lá não vão te banir, veja se lá não vão pedir seus documentos, e certamente extraditar vocês pra cá...pro Brasil. (É Certo que há programas que "facilitam" o processo de quem é descendente ganhar passaporte para países europeus, ou até mesmo fazer dupla nacionalidade).
Eu não tenho nada contra essa gente, pelo contrário, Moro com um rapaz que tem a mistura italo-germana, minha vizinha e 2ª mãe em Caxias é descêndente de italianos direto da gema...Meus colegas de trabalhos, meus chefes, meus professores, colegas de faculdades, pessoal que trabalha no supermercado que eu compro, nos bancos que pago minhas contas...enfim..eu convivo com gente dessa mistura por todos os lados, é natural, é um traço da região. Mas antes de tudo muitas dessas pessoas deveriam colocar em sua cabeça que são brasileiras, que aqui a verdadeira cultura é o CHIMARRÃO, o CHURRASCO, o FEIJÃO...e não o vinho, o tortei (que eu acho uma porcaria), a polenta... Ótimo glorificar as raízes, ótimo homenagear a cultura de seus antepassados. Mas acima de tudo, muita gente não se dá de conta de tão injusto que é isso.
Graças a Deus eu não vejo isso nos pampas gaúchos, na região de Bagé/Santana do Livramento/Dom Pedrito/Quaraí/Uruguaiana...lá eu me sinto no Rio Grande do Sul....Na Serra a gente se sente numa Europa tabajara....
Me sinto ridiculo em entrar numa loja com o nome "Italia"...Ou "Bela Roma" ou pior ainda "Mania Polaca"...Sério, alguns costumes tupiniquins são alvos de zuações, mas pra mim ZUADO MESMO é se sentir europeu, sendo que mora num país subdesenvolvido se fudendo com a porra de alguns políticos nacionais, ou pior ainda, a falta de cultura de alguns brasileiros.
Outra coisa que está estigmatizada em nossa região é pensar que todo descendente de europeu é branco, inteligente e rico. Isso é uma calunia das grandes...onde está o povo do campo numa hora dessas? (Nada contra a colonada, muito pelo contrário), e nas periferias de caxias do Sul em que está comprovado que 85% das pessoas tem descendência europeia??!!

 Ressalto...Acho Lindo, mas lindo mesmo, uma pessoa que honra as raízes de seus antepassados, porém, é mongol demais sentir-se europeu por causa disso.

Dialetos italianos ainda são ditos em alguns locais da serra, principalmente entre o povo mais antigo...é muito interessante. Em Santana do Livramento há a mesma fuzão com o espanhol. 55% Do pessoal de lá, incluindo esse que escreve, tem descendência espanhola. Mas nem por isso nos achamos espanhóis nato, nem por isso nos achamos superiores porque sabemos que somos Brasileiros.

Uma das causas do Brasil não ir pra frente é a perda do nacionalismo, (em muitos casos isso nem se perde, pois nunca existiu), A Região Sul podia ir mais a frente se a gente pensasse que nem aqueles antigos imigrantes europeus, "somo brasileiros, somos um novo povo, avante"...Não vejo essa mentalidade. Em contapartida vejo preconceito com os negros, mongóis achando um absurdo o carnaval...algo que todo mundo sabe que não é brasileiro, mas é mostrado no Brasil de uma forma brasileira, e que faz com que o "nosso" carnaval "disfarçado" seja algo cultural nacional (E olha que eu não curto carnaval). Em contrapartida vejo "mimimi eu sou da minha colonia", "mimimi sou italiano", "mimimi minha familia é a que presta".....

Agora sim, MINHA CRÍTICA:

As pessoas tem culpa. Mas o governo não pode se submeter a isso.
Cade os indigenas?? (Você sabia que 98% dos negros nordestinos tem sangue europeu e não africano?, você sabia que o nome "Da Silva" é de uma familia muito rica? a mais rica que se teve notícia no Brasil?) No Nordeste se um negro entra num banco, numa loja..enfim..ele na hora é visado e cuidado de alto a baixo pelo segurança...que na maioria das ezes também é negro. Ironico, não?
O Preconceito ja se integrou como cultura nacional, e não pensem que isso é coisa só do Sul do Brasil, ou só dos cariocas...São Paulo, por exemplo, um dos estados mais racistas do Brasil....E no Nordeste não é diferente.
O Brasil é feito de europeus com indigenas desde a sua história, mas a força que a mídia joga o "europismo" nas pessoas como um lugar perfeito, faz com que os negros sejam mau vistos...Enquanto os indigenas são vistos como os que fazem fogueiras e matam tudo e todos os que são "normais", canibais, selvagens... Até na literatura clássica esses termos são usados.
O negro que senta no meu lado no onibus, também é europeu se formos seguir a cabecinha desses peseudos-europeus.

Me referi ao governo ali em cima, digo isso porque os museus de Caxias do Sul, as casas de cultura, e as homenagens publicas em Caxias do Sul são sempre vinculadas com a tal imigração. Como se a historia da cidade começasse ali, a cultura indigena e do povo local que foi mais importante que a tal imigração (ok...frase pretensiosa) não tem o menor espaço...como se fossem uns sem cultura...Ninguem encherga nossos rios como "O Local dos Indigenas", dos "nativos gauchos"...Poucos se dão de conta que os imigrantes sairam de uma Europa falida e vieram para um oasis, ao inverso glorificam a terra natal que um dia foi PESADELO para seus descendentes, e cada vez mais se ignoram "seu" Brasil.


Triste.

No Onibus que eu pego quando vou e volto ao trabalho, passa por um muro pixado que diz a seguinte frase "Uma vez Imigrante, pra sempre brasileiro", essa frase é perfeita, é exatamente assim que vejo todos os imigrantes e descendentes. Jamais vamos evoluir se a estigmatização continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário