quarta-feira, 8 de junho de 2011

Não Aguento mais ser tratado como bandido!!

É Bem notável a insegurança das pessoas atualmente. Ainda mais se tratando de Caxias do Sul, que é uma mistura de pessoas de raiz, gente de cidades ao redor, pessoas que vem de outros estados, pessoas que vem da outra ponta do estado....Gente que vem pra estudar, gente que vem com toda a familia atrás de emprego....No meio dessa salada de frutas fez com que Caxias do Sul tivesse um comportamento indiferente nas pessoas em certas rações sociais...é Muita gente diferente num espaço físico pequeno. Obvio que essa misturança toda ergueu a cidade, e faz dela um pólo super desenvolvido.

As pessoas são mais indiferente em relação as outras, ninguem se conhece (Diferente das cidades pequenas ao redor de Caxias), e a Insegurança é forte.
Mas não quero falar da Insegurança, e sim da SEGURANÇA FORÇADA.

Você ja ouviu falar na chamada "Segurança Forçada"? Não? Bom..Nem eu.
Na verdade eu estou inventando esse termo pra classificar o meu pensamento exposto aqui. Segurança forçada, seria a desconfiança de tudo e de todos. Acho saudável uma pessoa que se cuide, que tome certas medidas preventivas para si mesma...Porém isso é horrivel quando essa "Segurança Forçada" seja aplicada contra você.

Dando o exemplo de onde eu morava (talvez você se inclua em sua cidade também), lá em Santana do Livramento quando você entrava num ônibus, as pessoas olhavam pra você....mas no queisito de reparar, talvez pra ver como você está vestido, talvez porque ache você bonito, talvez porque ja ouviu falar em você ou talvez porque conheça algum parente seu....enfim...As pessoas já sabiam (ou tinham noções) de quem eram os "Barra pesadas", as pessoas sabiam onde e quando se cuidar (ok, nem sempre..), mas não havia aquela aquisição contra você...A policia não reparava e cuidava você das cabeça aos pés...
Não estou dizendo que esse reparamento seja bom ou ruim, mas pelo menos não trazia incomodos claros e invasivos.
Em Caxias é diferente!
A Cada parada de onibus, as pessoas já olham imediatamente pra quem vai entrar pra ver se não é um assaltante...e o pior que isso, é que uma pessoa acaba desconfiando da outra o tempo todo!
Na rua, nos supermercados, no banco...Eu nem culpo as pessoas dessas precauções, tavez elas estejam certas...mas gente, pense: Você nasce num berço de educação, não há maldade nem má fé em você, você trabalha, estuda,...Você é uma pessoa normal, e tem que aguentar olhares furtivos de tudo e de todos sempre que estiver na rua. Isso é Muito constrangedor.
Não pego exemplo meu (isso não é uma paranoia apenas minha), as pessoas ao redor narram a mesma coisa.
Minha colega semana passada: "Matteus, eu estava na parada de onibus e tinha uma senhora idosa, daí eu perguntei pra ela a hora e a velha deu um salto....sei lá, achei que ela pensou que ia me assaltar, daí eu comecei a puxar papo com ela, pra ela ver que eu sou normal"
Provar! As pessoas atualmente tem que PROVAR que são normais, tu tem que PROVAR que não é bandido.
Que Triste.

Isso não é má fé natural das pessoas, as pessoas não são criadas pra "Desconfiar de tudo e de todos 24 Horas por dia", essa insegurança começa a partir na adolescência (note que as crianças não esperam esse mal, pois ainda há ingenuidade) Mas o que eu noto é que em cidades tranquilas, essa ingenuidade continua um pouco mais...ou melhor: A Genuidade não é misturada com a ingenuidade...Nessa difusão encontramos a CORTESIA. Algo assustador de se dizer numa cidade como Caxias do Sul. Qualquer pessoa que te serve em algum gesto de educação e cortesia (Como puxar papo na parada de onibus sobre o tempo, ou sobre o jogo do Gremio) ela é vista como sinal vermelho de perigo aqui em Caxias, diferente nas pequenas cidades em que as pessoas ja notam isso como sinal de alerta.

O que me impulsionou a escrever sobre isso foi um fato que ocorreu semana passada no Andreazza (Supermercado que fica no mesmo bairro que eu moro), Lá estou eu com um jaquetão (Afinal estava uma neblina pavorosa, e muito frio), e vestido bem informalmente...(só não estava de pantufa kk), mas estava de jaquetão, abrigo...enfim.. vestido como fico em casa.
Daí eu pego um cestinho, começo a ir nas prateleiras...pego um produto aqui, um produto ali....Até que fico no meio de duas prateleiras em que não havia ninguem ao redor, nenhum cliente...ninguem. Nesse momento aparece um segurança...Ele fica me olhando fixamente (Eu não olho pra ele, mas noto que ele está me olhando), eu continuo minha compra normalmente...e aquele segurança segue "na minha cola', eu vou começando a me irritar....mas continuo aparentemente ímpassivel. Aquilo já estava ficando dificil demais pra mim, foi aí que eu (faltando compras) fui ao caixa e paguei o que eu ja tinha pego (Detalhe: Eu ia pagar com cartão de crédito, mas paguei com dinheiro pra PROVAR que eu estava ali como cliente), no que eu dou a nota pra moça do caixa, ela começa analisar a nota de cima a baixo pra ver se não está falsificada....ok...ok...Tudo bem afinal isso é procedimento padrão em qualquer lugar, mas eu ja estava meio afetado. Peguei as coisas e fui embora. Em casa repassei o ocorrido e na minha mente ficou como " Tudo bem...afinal eles estão ali pra cuidar o mercado mesmo, são pagos pra isso".
Voltei no outro dia, e o mesmo segurança me seguindo (Estava com a mesma jaqueta, é um jaquetão que cabe 2 Matteus dentro, então eu poderia furtar qualquer coisa que eu quisesse, CASO QUISESSE) o segurança novamente me guiu de perto...fui aí que eu chamei ele (e ele bem sério veio até mim), dei pra ele a cesta em que eu estava comprando e continuei visualizando os produtos nas prateleiras...passou 2 min. ele me perguntou porque eu queria que ele agarrasse a cesta pra mim e ainda perguntou se eu não tinha mão...Nisso eu respondi:" Mão eu tenho, mas você vai segurar essa cesta e me acompanhar durante toda a minha compra...Assim você faz o seu trabalho e verifica de pertinho se eu irei roubar alguma coisa" Foi que nem dar um soco na cara. Nisso ele me respondeu: "Convenhamos você vem com um jaquetão, sozinho...demora anos pra pegar os ítens" e eu retruco: "Caxias é uma cidade fria.." (Ia responder mais algumas coisas mas me contive).

Não pisei mais naquele supermercado.

Perto da minha casa tem um armazem (fiz amizade com o guri que trabalha lá), e daí faço compras lá...tranquilamente...porque o cara "me conhece"..(O lado ruim é que lá tudo é caro....2 e 50 um sabonete dos mais vagabundos que eu pagava 75 centavos no Andreazza '.')
É Triste isso, mas em Caxias do Sul só é confiável quem é "da minha laia", quem eu conheço...O resto não passam de inimigos...Triste.

Isso é culpa desse mundo violento...

Eu até pensei que pudesse ser "nóia" minha esse lance de desconfiança alheia, mas verifiquei que não. Já fui abordado por policiais pedindo meus documentos, já senti clima pesados em lugares em  que eu entro...Pois qualquer guri sozinho ja significa que pode ser um suposto ladrão. Por mais bem arrumado que você esteja, por mais bem apropriado que você esteja.


E no final só me resta olhar no espelho e me perguntar: Eu tenho cara de bandido?

(Sendo que a questão é mais abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário