segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um dia Inesquecível.

Incrivel, Inimaginável, Fantástico, Lindo....

Talvez essas 4 palavras juntas possam chegar perto do que realmente foi o show do Paul no Engenhão.
Pra iniciar, "Show de um ex beatle" ja seria um sonho pra qualquer Beatlemaníaco. A Minha paixão por Beatles ja é declarada e redeclarada, talvez as vezes seja mostrada até de uma forma meio infantil e tola. Sim, confesso: Eu até gostaria de não amar Beatles, mas acontece que é meio impossivel.
O Final do ano de 2010 foi muito difícil, entre mudança de emprego, notas baixa na faculdade...Mas sem sombras de dúvidas, o que realmente me deixou mais para baixo foi não ter visto Paul McCartney em Porto Alegre! Sim...O CARA veio aqui em Poa, a menos de 200km da minha casa e eu não vi ele....O que me doía mais era os próximos dois shows em que ele iria fazer em São Paulo e eu aqui...Em Caxias... Isso não só rachou meu coração, como me deixou num estado muito sério de depressão. Porque, depois da minha mãe e irmã...Beatles é a coisa que eu mais venero nesse mundo.
Com o fim dos shows, Sir McCartney foi com os bolsos cheio de grana pra Europa...e os Rumores de um próximo show iniciaram. Obviamente que depois de um show histórico os rumores sempre vão ter. A Coisa começou a esquentar depois de uma declaração em que o próprio Paul postou em seu site oficial, dizendo que amou o Brasil...Realmente, um coisa atípica dele.
Enfim...Em Fevereiro foi confirmada uma apresentação de Paul no Rio (E logo mais tarde foi confirmada mais outra, no dia posterior), jamais me esquecerei da minha reação após ler a noticia na internet...eu estava no meu quarto, eram 18:00 e eu a recém tinha acordado, estava com uma xícara de café na mão que se quebrou logo em seguida de eu ler a tal noticia. Eu comecei a tremer e me deu um frio pelo nervosismo. Naquele momento eu achei que Deus estava me dando uma nova chance (e de fato estava)...Não restou duvidas, vasculhei o que pude na internet atrás de mais informações/Imagens/Ingressos/Locais... Realmente: Dali a três meses Paul McCartney estaria em solo brasileiro.

(Vou pular toda a fase de expectativas pré show, sufoco pra comprar ingressos, etc etc e etc)









 
Quando cheguei no Estádio Havelange foi como chegar num paraíso.....Havia Milhares de pessoas (Sim milhares), literalmente acampadas em frente ao estadio, com barracas, cabanas e tudo mais. Nunca vi tanto Beatlemaniaco junto, e o clima de nervosismo estava na cara de todos. Tinha gente ali acampada a mais de uma semana, quando eu cheguei faltavam ainda 12 horas para as aberuras dos portões, e mais 4 horas para o inicio do Show.
Eu na hora corri pra fila (Me separando da galera que foi comigo, já que alguns deles foram fazer um city tour pelo Rio)....Na fila conheci muita gente, conversei com tudo e todos... e duas coisas me surpreenderam: A Educação e o amor pelos Beatles de todos. É Muito lindo e chocante quando você encontra outras pessoas que amam o que você ama, pois é ali que tu nota que não é o único beatlemaniaco no mundo.
Na minha frente estava uma senhora de 63 anos, carioca e que ja tinha ido no show de São Paulo, e iria nos dois shows do Paul no RJ...o surpreendente é que ela ja tinha ido no show historico do Paul nos anos 90 no estádio Maracanã (Maior show ha historia da musica com público pagante).
Atrás de mim estava um mulher e sua filha (ambas de São Paulo, e que também tinham perdido o show do ano passado), havia junto de nós um rapaz loiro de Santa Catarina, que tinha ido no Show do Paul lá no Peru.
Impressionante como um show de um Ex-Beatle (e ainda mais do McCartney, o principal Beatle junto com John Lennon) movimenta tantas pessoas.
Na fila não havia espaço pra desanimo de espera...todos cantando "She Loves You" kk e mais algumas canções clássicas dos Besouros. No monumento do Garrincha, uma fã subiu em cima do suporte da estatua e começou a canta "All My Loving", alegrando o pessoal (Eu inclusive gravei ela)....Era uma festa antes do show. Todo mundo interessado na historia que o outro tinha pra contar, já que tudo envolvia Beatles.
As pessoas estavam ali não pra ver mais um show...mas sim pra ver o show da vida deles. O Público variava de 10, 12, 14 anos...passando por adultos...chegando aos ídodos (como essa senhora de 63 anos), sem contar outros idosos que vi por lá...ali, passando madrugadas e mais madrugadas pra Ver McCartney.

O Estádio:
Quando os portões abriram foi uma festa, e quando entrei no estádio eu comecei a chorar....chorei tanto que tive que sentar. Foi só avistar o palco em que dali a pouco "Deus" iria estar que eu não pude me agüentar (e não fui o unico que chorei).

O Show:
Eu não sou uma pessoa muito efusiva em emoções, mas quando o assunto é Beatles eu viro uma criança, literalmente.
Sir McCartney entra no palco....simplesmente 50 mil pessoas berrando o maximo que pode....É Impressionante o magnetismo que é vê-lo ao vivo...Paul McCartney tem uma coisa que as pessoas de poder tem: Um Magnetismo. Ninguem precisa dizer que ele é o Paul McCartney de verdade, pois só de olhar ele ao vivo tu já nota que realmente quem está ali é o Paul. Ele entra rindo e brincando com a Platéia, e com aquele ar de um verdadeiro "Sir" (Título de cavalheiro inglês dado pela rainha, que Paul Possue).
Sem mais mesuras McCartney inicia o show com a fantástica "Hello Goodbye", nessa musica a gente ainda estava com o chock de ver ele ao vivo. McCartney emendou com "Jet", clásico de sua carreira nos Wings....a cada "Jet" as pessoas davam um soco no ar.
Paul parou e falou umas palavras em português....E sem muito  blablabla ele ja partiu pra terceira canção...que foi sem duvidas um dos pontos altos do Show: ALL MY LOVING. Ela pode não ser uma das melhores dos Beatles, mas embala...e num show ao vivo fez com que todos pulassem enlouquecidamente....onde eu me encontrava não dava pra ficar parado, o publico estava literalmente doido...eu NUNCA tinha passado por um momento tão forte em minha vida.
Após isso ele mandou "Letting go" (solo), "Drive my Car" (Beatles) e sing the changes (solo).
Mais uma pausa, ele pega uma guitarra e manda "Let me roll it" (solo)....outro ponto forte do inicio do show...McCartney provando o que todos sabem: Ele é um musico diversificado...Foram mais de 15 trocas de instrumentos durante o show (alguns Violões, guitarras, baixos, dois pianos, cavaquinho..)
A Partir daí Paul lançou uma corrente de singles nº 1....

Vale destacar "BlackBird" que Paul McCratney dedicou as pessoas negras.

Até ai eu não havia chorado (com excessão da entrada no estádio), na 14ª canção paul diz "Essa canção eu escrevi para o meu amigo John" BASTA! Não precisou mais nada para que tudo e todos (sim, eu também) se derramassem em lágrimas....Paul tocou "Here Today" canção que ele escreveu em homenagem ao John Lennon após a sua morte. Pessoal cantando em lágrimas....todo mundo se abraçando (No Local em que eu estava não havia ninguem que eu conhecia, nem da minha caravana havia alguém), no meu lado direito havia um rapaz que no no meio dessa canção me abraçou, a garota do lado dele abraçou ele, e eu (entrando no ritmo kk) passei meu braço esquerdo na moça que estava no meu lado...e assim ficamos...chorando, olhando uma lenda viva no Palco...cantando "Here Today".
Pra quebrar o gelo (sendo que até mesmo o Paul começou a lacrimejar), ele quebrou o gelo com a alegrinha "Dance Tonight", com direito a dancinha do seu baterísta.

na 18ª Canção ele introduz "Essa Musica é um tributo ao meu amigo George", ele com um cavaquinho na mão toca e canta "Something" (Eu inclusive gravei o 1º minuto dessa canção) Após o inicio, há o refrão e a banda entra em ação (e Paul substitui o pandeiro por um violão)....e no telão fotos do ex Beatle GEORGE HARRISON, que morreu em 2002 vítima de cancer.

Ao final disso, Paul toca aquela que talvez seja seu maior hit em carreira solo: "Band On The Run", dando um chock de adrenalina na platéia novamente.
Voltando aos Beatles ele toca "OBLA DI OBLA DA", com ajuda do publico nos vocais.


A DAY IN THE LIFE:
Bom...Essa não é a minha favorita dos Beatles, mas a admiração de tudo e de todos por essa canção (que foi inovadora em sua época) é evidente. Iniciando com um violão e piano...Paul a toca (Com ecos propositais de sua voz nos amplificadores)...Mas...

Give Peace a Change:
O 2º Momento do show que mais deu o que falar foi no momento dessa canção....Pois mostrou a mobilização e a força do orkut para publicações. Tenho o orgulho de moderar a maior comunidade de rock do orkut, e em parceria com a comunidade do Paul a gente levou balões para o estadio e largamos na parte de Give Peace of a Change. (Basta procurar o vídeo no Youtube da galera largando Balões).

Os Fogos de Artificio de Live and Let Die:
Live and Let Die é um espetáculo ao vivo, e isso se dá por causa de seus fogos de artificio que saem de tras e da frente do palco (Os que saem de trás do palco são um espetáculo). O Ruim é que ainda não vi no youtube nenhum vídeo em boa definição que mostre os fogos de Live and let die, Diferente do show de sampa (Nesse do Rio tem apenas vídeos gravados pelos fãs).

O Momento mais importante do Show:
Se Give peace a change foi o 2º momento mais importantes, então o mais importante foi: Hey Jude.
Eu já citei aqui que a comunidade do Paul (em parceria com a rock n roll) foram responsáveis em muitas coisas do show....a parte de "Hey Jude" fez com que a musica fosse o ponto forte do show do Paul. Na hora do "nanana" Todo o estádio levantou folhas com a inscrição "Na" foi LINDO. Foi uma coisa muito visual, quem estava lá viu o quão lindo foi.
O Mais incrivel foi o agradecimento de Paul McCartney em seu site oficial aos fãs e citou que esse momento das plaquinhas, foi a coisa mais linda de toda a sua turnê até aqui.
Me sinto feliz e orgulhoso por ter sido um dos apoiadores da idéia, de utiliizar a comunidade Rock N Roll como veiculo de divulgação...O pessoal usou a ideia levou adiante, e fez com que o show ficasse lindo, fantástico...Inesquecivel. Isso só mostra a força das comunidades do orkut. O Rapaz que foi mentor da ideia apareceu no fantastico da rede globo, na fila eu encontrei varios amigos online, que estavam distribuindo plaquinhas, o engraçado era que me chamavam de 'Chefinho" kk por causa da moderação da rock.
Veja o video e notem os balões e as plaquinhas:

http://www.youtube.com/watch?v=qXqSYr-nhSU

Bis 1:
Day Tripper-Lady Madonna-Get Back

Todas muito lindas...Lady Madonna eu sempre tive a curiosidade de ouvir ao vivo, Day Tripper é um hino...Get Back é a tipica canção famosa dos Beatles, mas que eu não vejo nada de mais, porém ao vivo ela fica muito foda (Get Back + Paul ao vivo = Nada Mal...)

Bis 2:
Yesterday-Helter Skelter-Sgt. Peppers-The End

Pra mim o Bis 2 foi bem superior ao bis 1, Pra iniciar o cara manda Yesterday, nada mais nada menos do que a canção mais regravada da história da música. Na boa...Muitos estavam ali só para ouvir Yesterday....Um dos Hinos dos Beatles, e talvez a canção mais representativa do Paul.
Helter Skelter foi uma injeção de animo, o 1º Heavy Metal da história da música...Lindo, Fantástico, Perfeito.
Sgt. Peppers: Quando Iniciou Sargent Peppers, fiquei triste...pois Sabia que junto com “The End” essa seria a última faixa do Show. Porém contente, pois realizei o sonho da Minha vida: “Vi o show de Paul McCartney ao vivo”.

E Agora estou aqui...com as lembranças daquelas 2 horas e 40 minutos de show...a nostalgia bate, a chamada “depressão pós show” também...Mas no fundo da minha alma o orgulho continua.
Long Live Paul McCartney.




Nenhum comentário:

Postar um comentário